segunda-feira, 28 de junho de 2021

 

São Bartolomeu

Na capela de S. Domingos, em Mortágua, encontramos a imagem de um santo que nos surpreendeu.

Trata-se de S. Bartolomeu que segura um livro na mão direita, possivelmente uma bíblia,  e na mão esquerda uma corrente que sujeita uma figura humanóide, que nos dizem ser o temível mafarrico.

É um dos doze apóstolos de Cristo, ao que diz a tradição popular, o único com poderes absolutos de dominar o diabo.

São Bartolomeu também é referido na Bíblia, como Natanael. Terá pregado no Oriente, chegando até à India.

Diz a tradição que foi morto na Arménia pelo  irmão do rei Polímio, e outros sacerdotes pagãos, que, receando o poder de São Bartolomeu que emudeceu o demónio, rezando “cem vezes por dia, outras tantas de noite”, o martirizaram esfolando-o vivo e decapitando-o num dia 24 de Agosto, no porto de Albanopolis, no Mar Cáspio.

Existe na Capela Sistina uma pintura em que é representado segurando numa mão a sua própria pele e na outra mão um alfange, instrumento utilizado no seu martírio.
As suas relíquias jazem na igreja que lhe foi dedicada, em Roma.

 


 
A imagem actual está relacionada com a lenda que S. Bartolomeu retirou o diabo do corpo de um jovem doente, e depois aprisionou-o com uma corrente.

Existe, na tradição popular, uma relação interessante entre as duas personagens. Não e uma relação de ódio. O santo tem alguma tolerância em relação ao diabo, que liberta uma vez por ano. Por outro lado o diabo serve o santo, com quem tem boas relações.

Em algumas terras o nome de diabo é substituído por outras designações, como “moço”, “ajudante” ou “búgio”.

É nessa linha de raciocínio que, quando um crente obtém alguma graça, faz a sua oferta ao santo, mas reserva uma pequena parte que oferece ao diabo, temendo que se este se sentir menosprezado possa sentir-se ofendido e vingar-se.

S. Bartolomeu é o santo padroeiro dos objectos perdidos, esposas enganadas, dos padeiros, dos alfaiates e dos sapateiros, curtidores, luveiros, encadernadores, etc. É também o advogado das doenças das crianças (medo, gaguez, atraso na fala, epilepsia, etc.), exorcista, protector de males com sintomas de possessão demoníaca, etc.


Sem comentários:

Enviar um comentário